Missão Popular Diocesana marca o início das celebrações de 25 anos da Diocese de Campo Limpo

A 23ª Assembleia Diocesana de Campo Limpo, realizada neste sábado (23/11) no Colégio Santo Américo, na zona sul de São Paulo, foi encerrada com a apresentação da programação do Jubileu de Prata da diocese que será celebrado em 2014. Os detalhes foram esclarecidos por Dom Luiz Antonio Guedes, bispo diocesano.

Antes porém, Dom Luiz explicou o significado do emblema que representará os 25 anos da diocese durante o próximo ano. Segundo ele, o conceito foi desenvolvido a partir do texto bíblico, utilizado com lema para o ano jubilar da Diocese: “Coragem, levanta-te e anda” (cf. Mc 10, 49-52)

No interior do circulo existe uma árvore que representa a semente plantada (brasão da Diocese) que cresceu e se transformou numa grande árvore. “Os três galhos da árvore são o desenvolvimento das três folhas que remetem às virtudes cardeais: fé, esperança e caridade”, explica Dom Luiz.

O formato da árvore é composto de três círculos que fazem referência à Santíssima Trindade, cuja vida “somos introduzidos a partir do batismo”. Dom Luiz ressalta ainda que “o tronco da árvore remete ao caminho que conduz ao centro e diz respeito ao percurso que cada pessoa é chamada a fazer ao longo da vida”.

A representação contém ainda duas pegadas no início do tronco da árvore que “reforçam o convite a percorrer o caminho proposto por Jesus”. Finalizando a explicação sobre o logo, Dom Luiz comentou que “a nossa árvore é frutífera, está carregada de 25 frutos que fazem referência aos 25 anos que estamos comemorando”.

Após essa apresentação, Dom Luiz passou a explicar sobre a Missão Popular Diocesana (MPD) com início marcado para a festa de Cristo Rei do Universo (24/11/2013) e terminando na mesma celebração em 23/11/2014. Dom Luiz explicou que o objetivo de “ir ao encontro das pessoas, formar novos grupos de comunhão e participação através do agir missionário da comunidade”.

Dom Luiz falou ainda sobre os desdobramentos do objetivo da MPD. São 11 tópicos que deverão ser observados durante o próximo ano:

·         Fazer da paróquia comunidade de comunidades,

·         Dar à comunidade novo ardor e entusiasmo, alegria e esperança

·         Promover maior participação, através da escuta, do anuncio, do serviço e do testemunho dos leigos

·         Ir ao encontro dos católicos afastados da comunidade e da Igreja

·         Suscitar novas lideranças leigas

·         Favorecer o protagonismo dos leigos e o atendimento à pluralidade de seus interesses através dos novos grupos de rua

·         Intensificar o compromisso da Igreja com os pobres

·         Conhecer a realidade do bairro e assumir seus clamores

·         Criar novos ministérios para servir o Povo de Deus

·         Fazer da MPD tempo de conversão pessoal e de uma profunda vivência eclesial.

Dom Luiz ainda divulgou a agenda das atividades que celebrarão os 25 anos da Diocese de Campo Limpo. Neste domingo (24/11), acontece a abertura do Ano do Jubileu da Diocese na Missa Diocesana de encerramento do Ano da Fé.

Entre os meses de janeiro e junho de 2014 a equipe diocesana dará formação nas Foranias para os missionários capacitadores paroquiais que ficarão responsáveis pelo repasse do trabalho e dentro desse período, a capacitação recebida aos demais missionários de suas paróquias.

No dia 8 de junho de 2014, às 15h na Catedral Sagrada Família será celebrada a Missa de Ação de Graças pelos 25 anos da Diocese de Campo Limpo, com o envio dos missionários para a MPD nas paróquias e a entrega da Cruz Missionária, com o logotipo do Ano Jubilar.

A Missa de encerramento diocesano do Ano do Jubileu está marcada para o dia 23 de novembro de 2014 (Festa de Cristo Rei), às 15h.

Antes da benção final, foi anunciado para o próximo dia 21 de dezembro, também na Catedral Sagrada Família, a missa de ordenação diaconal dos seminaristas Antonio, Marcelo, Renato, Rodrigo e Wellinton.

Fonte: http://www.diocesedecampolimpo.com/products/miss%C3%A3o-popular-diocesana-marca-o-inicio-das-celebra%C3%A7%C3%B5es-de-25-anos-da-diocese-de-campo-limpo/